EN

Audioguia: mais vozes


Para que a suposta neutralidade do espaço expositivo seja atingida, é preciso mascarar os trabalhadores envolvidos na montagem e manutenção da exposição, que parece fruto exclusivo do trabalho criativo do artista e do curador. Seguranças, pintores de parede, montadores e profissionais de limpeza e da manutenção não têm espaço no espaço que ajudaram a criar ou preservar, reforçando um tipo alienado/estranhado de trabalho.

Contrariando esse apagamento, tão caro ao espaço expositivo, cinco faixas do audioguia da 33ª Bienal foram reservadas aos comentários de alguns desses profissionais, certamente as pessoas que mais irão conviver com as obras expostas no pavilhão de setembro a dezembro.

   
© Filipe Berndt e Iriana Turozi

Faixa 40 do audioguia da Bienal 

Rosângela Silveira Jerônimo (ajudante geral de limpeza da Bienal) comenta uma das pinturas da artista Vânia Mignone, localizada no 3º andar da 33ª Bienal.

Transcrição da faixa 40 e mais fotos.  

 


© Filipe Berndt e Iriana Turozi

Faixa 41 do audioguia da Bienal 

Iraildo Brito (operador de empilhadeira da Bienal) comenta a instalação de Nelson Felix, localizada no 2º andar da exposição. 

Transcrição da faixa 41 e mais fotos.


 


© Filipe Berndt e Iriana Turozi 

Faixa 42 do audioguia da Bienal 

Rita Marinho (gerente da secretaria geral da Bienal) fala sobre o vídeo de Bruce Nauman, localizado no 3º andar da exposição.

Transcrição da faixa 42 e mais fotos. 
  


© Filipe Berndt e Iriana Turozi

Faixa 43 do audioguia da Bienal 

Larissa Novaes (orientadora de público) fala sobre a instalação de Denise Milan, localizada no 3º andar da exposição.

Transcrição da faixa 43 e mais fotos. 


© Filipe Berndt e Iriana Turozi

Faixa 44 do audioguia da Bienal 

Danilo Macedo (orientador de público) fala sobre a instalação de cogumelos de Antonio Ballester Moreno, localizado no térreo da Bienal.

Transcrição da faixa 44 e mais fotos.